UNIDAS Informa

1º de maio de 2016 - nº 801


53º ENSE debate avanços do primeiro ano de gestão da diretoria nacional

Superintendentes discutiram mudanças do modelo assistencial

O 53º Encontro Nacional com Superintendentes Estaduais (ENSE), realizado no dia 30 de abril, em Brasília-DF, debateu o atual cenário da saúde suplementar no Brasil, os avanços do primeiro ano de gestão da diretoria da UNIDAS Nacional, mudanças no modelo de assistência à saúde, entre outros temas.

Cida Diogo coordenou os trabalhos do encontro

Ao abrir os trabalhos, a diretora de integração, Cida Diogo, ressaltou que o encontro acontece em um momento bastante delicado do país e da economia. “O momento que vivemos tem repercussão bastante significativa no sistema de saúde como um todo, e nos impacta diretamente. Precisamos estabelecer estratégias conjuntas, com propostas efetivas de intervenção, para auxiliar nossas filiadas a enfrentar esta fase da forma mais adequada", destacou a diretora.


Cida Diogo, Luís Saraiva e Aníbal Valença conduzem o 53º ENSE

Na sequência, Aníbal de Oliveira Valença, presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS, lembrou que no momento mais difícil é que surgem oportunidades de inovação. "Esta é a hora de descobrirmos uma nova maneira de trabalhar e de lutar. Nós temos que ter sempre uma visão positiva", disse o presidente do CD.

Balanço

Presidente da UNIDAS apresenta balanço das ações realizadas nos últimos 12 meses

O presidente da UNIDAS, Luís Carlos Saraiva Neves, apresentou o relatório das atividades realizadas no último ano. Ele destacou que não foi um trabalho só da diretoria, mas também dos conselhos deliberativo e fiscal e das superintendências. Dentre os assuntos abordados, falou sobre os trabalhos realizados junto ao Ministério da Saúde, à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aos Poderes Legislativo e Judiciário, além de outros órgãos e instituições que compõem o campo de interesse das autogestões. “Também atuamos firmemente junto ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, na sugestão de um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) e nossa expectativa para aprovação é promissora”, acrescentou o presidente.

Além disso, Saraiva destacou que a UNIDAS tem atuado arduamente para conseguir mudanças em relação às reservas técnicas estabelecidas pela ANS, e se aproximado dos movimentos sindicais e das patrocinadoras das autogestões. "Precisávamos desta ação para potencializar forças e enfrentar os desafios atuais", comentou.

Assuntos administrativos

André Corrocher abordou questões administrativas

O diretor administrativo-financeiro da UNIDAS, André Lourenço Corrocher, tratou algumas orientações administrativas com os superintendentes.

Cursos

Adriana Dias falou sobre a padronização de cursos nas superintendências

Adriana Pereira Dias, diretora de treinamento e desenvolvimento, retomou a tratativa sobre o regulamento de cursos das superintendências."Fizemos um estudo e desenvolvemos um padrão. Com as sugestões de vocês, conseguiremos adaptar o documento a todas as realidades e torná-lo um referencial", comentou.

As sugestões apresentadas pelos superintendentes servirão como base para uma nova proposta, que será elaborada e divulgada em breve. 

Comunicação

Diretor de comunicação destacou importância de ampliar divulgação nas redes sociais

Em sua primeira participação em edição do ENSE, Ricardo Ayache, diretor de comunicação da UNIDAS, explicou que ao assumir o cargo percebeu a necessidade de ampliar a divulgação do trabalho realizado pela entidade, não só por meio dos informativos eletrônicos, mas também nas redes sociais. "Essa ação é muito importante. Desta forma, conseguiremos propagar ainda mais nossas atividades e iniciativas", assegurou.


Novas ferramentas para as filiadas

Diretor técnico da UNIDAS apresentou novidades que auxiliarão o dia a dia das operadoras

João Paulo dos Reis Neto, diretor técnico, apresentou aos superintendentes novos serviços e ferramentas que a entidade disponibilizou às filiadas, para auxiliá-las nas decisões cotidianas. 

Resoluções da ANS 

José Luiz Toro detalhou aos superintendentes as mudanças relacionadas às novas normas da ANS

O consultor jurídico da UNIDAS, José Luiz Toro da Silva, explicou aos superintendentes as mudanças relacionadas aos 21 novos normativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicados desde outubro do ano passado, e à Lei 13.003/2014.

Proposta de novo modelo assistencial

Henio Braga Jr, Cida Diogo e João Paulo Reis Neto integram discussão sobre novo modelo assistencial

No período da tarde, a diretora de integração, Cida Diogo, organizou grupos de trabalho para amadurecer e aprofundar a discussão em relação ao modelo assistencial, que inclui gestão, regulação e relacionamento com prestadores de serviço. A comissão de modelo assistencial é coordenada por Henio Braga Junior, gerente de saúde da Cassi.

Após as discussões, cada grupo apresentou suas propostas, que irão compor a elaboração de um documento direcionador. "Depois que esta diretriz for publicada, é interessante que os superintendentes apresentem o projeto às operadoras de autogestão, no seu Estado", acrescentou Cida.

Ao final, a diretora de integração agradeceu o empenho de todos os participantes, que enriqueceram o debate. "Foi extremamente produtivo", finalizou.

Confira, abaixo, os grupos de trabalho:





UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde