UNIDAS Informa

13 de agosto de 2018 - nº 1.340

         

               61º ENSE debate reestruturação das superintendências
                                         e orçamento para 2019

A UNIDAS realizou nesta quinta-feira (9), o 61º ENSE (Encontro Nacional com Superintendentes Estaduais e Distrital), em São Paulo, para discutir a reestruturação das superintendências e mudanças no orçamento para 2019, visando a otimização de recursos. O evento foi coordenado pelo diretor de integração da UNIDAS, Anderson Mendes. 

Na abertura do evento, Aderval Paulo Filho e Aníbal de Oliveira Valença, respectivamente presidentes da UNIDAS e do Conselho Deliberativo, e o diretor Anderson Mendes destacaram que os desafios para a sustentabilidade das autogestões estão ainda maiores e falaram sobre as principais ações realizadas pela entidade. 

"Hoje, um dos nossos principais objetivos é tentar suspender os efeitos das resoluções nº 22 e nº 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR, possibilitando uma ampla discussão com os trabalhadores, empresas estatais, sindicatos e associações de empregados, instituições de autogestão em saúde, ANS e nossa entidade", destacou o presidente da UNIDAS. “Temos convicção de que a autogestão é o melhor modelo para a saúde corporativa, vide o exemplo do JP Morgan e da Amazon nos Estados Unidos. O Brasil está na contramão deste movimento, já que aqui as autogestões são desestimuladas”, complementou. 

Na sequência, Anderson Mendes apresentou alguns indicadores relacionados às superintendências e ressaltou que, para otimizar os recursos atuais, é necessário realizar algumas mudanças, embasadas em um cronograma bem estruturado. 

“Precisamos de recursos para investir em inteligência. A pesquisa UNIDAS tem uma riqueza de dados capaz de dar ideias fundamentais para a tomada de decisões. Por isso, é necessário fazer escolhas baseadas no que dá mais retorno para a entidade e suas filiadas”, destacou Anderson.

 

UNIPLUS

Durante o ENSE, os superintendentes conheceram Jorge Bahl, assessor comercial contratado pela UNIDAS. A principal atuação dele será estreitar o relacionamento com gestores de hospitais e clínicas, para apresentar o UNIPLUS – Programa de Avaliação dos Prestadores de Serviços de Saúde. A coordenadora do programa, Lúcia Helena Mendes, também participou da apresentação. 

Desde sua criação, o principal polo do programa tem sido o Estado do Paraná, mas já há algumas unidades acreditadas em Brasília e no Rio de Janeiro e, após uma criteriosa avaliação do cenário nacional, a diretoria da UNIDAS concluiu que a próxima região de atuação será Minas Gerais.

Neste ano, o UNIPLUS passou a acreditar clínicas ambulatoriais. Até então, a acreditação era realizada apenas em hospitais e clínicas com internação. Dentre os benefícios, destacam-se: qualificar os prestadores de serviços de saúde com reconhecimento no QUALISS da ANS, contribuir para qualificação da operadora nos requisitos de acreditação da operadora definidos pela ANS e padronizar procedimentos de acreditação com metodologia científica, fundamentados na literatura, normas e legislação nacional e diretrizes internacionais.

“O UNIPLUS é essencial para garantir a qualidade dos prestadores de serviço além de ser uma demonstração de respeito das autogestões para com seus beneficiários”, destacou Fernando Zingano, diretor de comunicação da UNIDAS. 

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde