UNIDAS Informa

24 de junho de 2016 - nº 823

CAURN comemora 18 anos de fundação

Caixa de Assistência dos servidores da UFRN e IFRN atua diretamente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus 9 mil sócios

O mês de junho é especial para a CAURN. Este ano, o plano de saúde dos servidores da UFRN, IFRN e entidades vinculadas, completa 18 anos de história. 

Fundada em 1998, a Caixa de Assistência nasceu para atender a uma demanda dos servidores que estavam insatisfeitos com os planos da época. Com o apoio do então Reitor da UFRN, prof. Ivonildo Rêgo, foram feitos estudos para escolher a melhor forma de atender a necessidade da comunidade universitária.

Inicialmente, foi formada uma comissão com nove servidores para a criação da Caixa de Assistência Universitária do Rio Grande do Norte - CAURN, que nasceu nos moldes da CASU, Caixa de Assistência da Universidade Federal de Minas Gerais. A Assembleia de criação da CAURN aconteceu em setembro de 1997, mas as adesões só começaram a ser realizadas no mês de dezembro daquele ano. Mesmo assim, o funcionamento efetivo se deu apenas a partir de 1º de junho de 1998 quando o então Reitor da UFRN, professor Ivonildo Rêgo convidou a professora Estela para assumir a Superintendência e reestruturar a forma de trabalho do plano. Aliado a isso, houve um investimento por parte da FUNPEC como forma de fundo garantidor para o funcionamento do plano. 

A CAURN começou as atividades em uma redoma de vidro que funcionava no Centro de Convivência da UFRN. Logo depois, foi transferida para a sala 10 e com o rápido crescimento passou a ocupar a sala 20, espaço mais amplo e que funciona até hoje.

 Os princípios cooperativistas sempre fizeram parte da CAURN. O associado é quem administra, por meio dos representantes dos Conselhos Diretor e Fiscal, e ainda com voto nas Assembleias, que é considerado um dos momentos mais importantes para o bom funcionamento do plano.

 Atualmente, a CAURN possui 9 mil associados e uma perspectiva positiva de crescimento. O plano tem uma atenção especial com seu associado com idade acima de 50 anos no Programa De Bem com a Vida, que hoje funciona em espaço próprio e que tem uma equipe multidisciplinar formada por Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Fisioterapeuta, Enfermeira, Nutricionista e Geriatra, para realizar os atendimentos oferecendo saúde e qualidade de vida aos seus participantes.

 Para o diretor da CAURN, Joseleno Marques, chegar aos 18 anos com um bom reconhecimento é muito positivo. "Trabalhamos diariamente superando desafios e comemorar mais um ano de história me deixa muito satisfeito. Temos uma equipe comprometida em oferecer o melhor serviço e isso nos ajuda a ter o reconhecimento do nosso associado. Vamos continuar trabalhando com dedicação para que o plano possa cumprir sua missão de oferecer saúde com ética, eficiência e responsabilidade", enfatizou.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde