|
Comissões da UNIDAS desenvolvem estratégias para otimizar a gestão dos planos, prever riscos e melhorar o atendimento aos beneficiários
Pequeno, médio ou grande porte. Não importa o tamanho da operadora de saúde, os desafios para garantir a sustentabilidade dos planos são semelhantes: aprimorar a gestão de recursos, conter o aumento de custos assistenciais e prestar assistência de qualidade aos beneficiários, prevendo riscos, de acordo com as tendências de mercado.
Por esta razão, nos últimos meses, a UNIDAS não só intensificou as reuniões de suas comissões, como também reuniu, pela primeira vez, os representantes das Comissões de TI e de Atuários.
Comissão de Atuários

O 1º encontro da Comissão de Atuários, realizado na sede da UNIDAS, em São Paulo, contou com a coordenação de Luiz Fernando Vendramini, graduado em ciências atuariais pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná e em estatística pela Universidade Federal do Paraná. De acordo com Vendramini, o objetivo do grupo é definir metodologias e discutir temas que possam auxiliar as autogestões a prever riscos.

Vendramini (à direita) coordenou o encontro
Os participantes definiram que os encontros abordarão, sempre, assuntos técnicos que demonstrem impactos e contribuam para que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entenda que as autogestões precisam ser tratadas de maneira diferente das operadoras de mercado.
As reuniões serão realizadas trimestralmente. A próxima já está agendada para o dia 22 de novembro e abordará o tema "Gestão de Risco".
Comissão de TI

Presidente da UNIDAS destaca importância do encontro
O presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho, abriu os trabalhos da primeira reunião da Comissão de TI, também realizada na capital paulista. O vice-presidente da entidade, João Paulo dos Reis Neto, fez questão de participar da abertura e interagiu com os participantes via internet, em tempo real.

Comissão de TI reúne-se pela primeira vez em São Paulo
No encontro, foram discutidos os problemas enfrentados no desenvolvimento da Pesquisa UNIDAS 2016, que mudou a forma de captação de dados, e a melhor forma de superá-los. O grupo deu destaque à necessidade de adoção de práticas de segurança na transmissão dos dados.
Por fim, sugeriram que, nas próximas reuniões, sejam debatidos os assuntos abordados nas reuniões do COPISS/ANS.
Comissão de Comunicação

"Como os planos de saúde podem sair de um posicionamento defensivo para assumir o protagonismo das pautas" foi o tema da palestra do 8º Encontro de Comunicação, ministrada pelo jornalista Léo Arcoverde, produtor da GloboNews em São Paulo, e fundador e editor-chefe do site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo.
Durante o encontro, os participantes puderam entender de maneira mais dinâmica como oferecer pautas interessantes aos veículos de comunicação e a importância de sempre tentar ocupar espaço com pesquisas inéditas e experiências positivas.

Diretor de comunicação mediou o debate
O encontro foi coordenado por Wagner Oliveira, diretor de comunicação da UNIDAS. Na oportunidade, apresentou Alice Soares, da Fundação Sanepar, que também auxiliará a condução dos próximos trabalhos. A próxima reunião será realizada no dia 1º de dezembro e terá como assunto central "Mídias sociais".
|