UNIDAS Informa

2 de outubro de 2017 - nº 1.057


Cuidados no fim da vida é tema de novo encontro com a UNIDAS-DF, promovido em parceria com a Ágape Assistência Domiciliar


Suelen Medeiros, coordenadora de equipe de suporte e cuidados paliativos
do Hospital Sírio Libanês – Unidade Brasília, foi a palestrante do evento

A UNIDAS-DF realizou mais um encontro com as filiadas. Desta vez, a parceria foi com a instituição Ágape Assistência Domiciliar, no Restaurante Le Jardin du Golf, no Clube do Golfe, em Brasília. O tema da apresentação foi “Cuidados de fim de vida no ambiente familiar” e a palestrante foi Suelen Medeiros e Silva, médica paliativista, coordenadora de Equipe de Suporte e Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês – Unidade Brasília.

Suelen foi responsável em favorecer um momento de sensibilização dos profissionais presentes ao encontro. Ela falou sobre como cada um quer que seja o seu fim de vida, para poder olhar melhor para o próximo e, juntos, avaliarem quais são os critérios essenciais para o cuidado de fim de vida em domicílio. A médica frisou que a base do melhor cuidado dos pacientes com doenças graves é a capacitação dos profissionais, para que tenham um olhar acolhedor e empático para o paciente e a família.

“Quem decide qual é o lugar para morrer são o paciente e a família, possibilitando um fim de vida com dignidade e sem sintomas. Nem todos os pacientes têm condição de falecer em casa e nem todos optam por isso. É preciso que haja conforto para ele”, comentou Suelen.

Para Hugo de Carlos Melo Lima, presidente da Ágape, o objetivo do encontro foi o de sensibilizar os gestores para a equipe que olha a dor da família naquele momento, não esquecendo de gerir os custos com o paciente. “É preciso ter uma equipe qualificada para esse atendimento no fim da vida”, falou Hugo. 

Ellen Cristina Brito de Oliveira, coordenadora de área de Auditoria e Regulação da E-Vida, disse que esse encontro foi de suma importância para esclarecer a respeito do Home Care e sua inserção na saúde suplementar. “A UNIDAS traz sempre assuntos pertinentes ao cotidiano das autogestões, que nos ajudam na tomada de decisão quanto à cobertura dos planos e a garantir a qualidade da assistência aos beneficiários”, comentou Ellen.


Da esquerda para a direita: João Flávio (diretor comercial da Ágape), palestrante Suelen Medeiros, Nely Aparecida (diretora de treinamento e desenvolvimento daUNIDAS-DF), José da Silva Pacheco (ex-vice- superintendente da UNIDAS-DF) e Hugo Carlos Melo Lima (presidente da Ágape)

Ionice de Paula Ribeiro, diretora da Secretaria de Bem Estar Social, do Pro-social, do TRF, também elogiou o trabalho da UNIDAS. Para ela, a instituição aborda temas sensíveis para as autogestões, bastante esclarecedores. E disse mais: “A UNIDAS, por conta de seu papel no treinamento das autogestões, tem sido muito importante para o desenvolvimento de nosso trabalho”.

Marcelo da Silva Santarém, da Comissão de Gestão do Programa de Aperfeiçoamento das Filiadas da UNIDAS-DF, disse que "este evento é de grande importância para tornar a informação mais popular. Não é apenas pensar em redução de custos, mas principalmente em beneficiar o paciente que já está com o fim da vida delimitado". Para Marcelo, o objetivo dos cuidados paliativos é tentar produzir uma vida mais digna com um olhar mais humanizado. 

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde