UNIDAS Informa

3 de outubro de 2016 - nº 882


Desembargador do RS fala sobre judicialização no 19° Congresso UNIDAS 

O desembargador Martin Schulze (TJ-RS) vai falar sobre judicialização da Saúde no 19º Congresso UNIDAS, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro, em Pernambuco. Schulze é coordenador do Comitê Estadual de Saúde do TJ-RS e, recentemente, liderou os trabalhos para a formalização de termo de cooperação técnica para redução de processos judiciais em diversas áreas no Rio Grande do Sul. A ideia do termo e do grupo de trabalho criado à época era replicar uma estratégia já bem-sucedida na área da saúde no Estado, que promoveu a redução de mais de 20% dos processos judiciais contra o SUS e planos de saúde.

 

“O tema da judicialização é recorrente na Saúde. Esta semana ele ganhou ainda mais destaque com a apreciação do tema pelo STF, mas há décadas o segmento como um todo discute maneiras de solucionar a questão”, afirma o presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho. Dados do Ministério da Saúde apontam que os gastos da União cresceram 727% nos últimos cinco anos com a judicialização da Saúde. Somados os custos de Estados e municípios, o valor deve chegar a R$ 7 bilhões este ano.

 

O Congresso, que tem como mote, o Cenário político-econômico e a repercussão sobre a saúde suplementar, terá também debates sobre modelos assistenciais, sobre os principais desafios dos próximos cinco anos para as autogestões, sobre Atenção Primária à Saúde (APS), tecnologias na saúde suplementar, qualificação na saúde suplementar, entre outros temas.

 

O 19º Congresso UNIDAS apresentará debates sobre modelos assistenciais, Projeto Idoso Bem Cuidado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), principais desafios dos próximos cinco anos para as autogestões, temas jurídicos relacionados à saúde, Atenção Primária à Saúde (APS), tecnologias na saúde suplementar, qualificação na saúde suplementar e como lidar com o pró-crise.

 

Durante o congresso acontece ainda a 2ª Expo UNIDAS, na qual empresas apontam seus trabalhos com o objetivo de ajudar a melhorar o sistema de saúde brasileiro por meio de soluções tecnológicas e ferramentas de gestão, além da entrega do Prêmio UNIDAS 2016 para os autores dos melhores trabalhos sobre a assistência à saúde de qualidade fundamentada nas práticas da autogestão em saúde. 

Serviço:

19º Congresso UNIDAS - Cenário político-econômico e a repercussão sobre a saúde suplementar
Data:  20 a 22 de outubro
Local: Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center (Cabo de Santo Agostinho- PE)
Mais informações: http://www.unidas.org.br/19congresso/

Sobre a UNIDAS 

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, que tem por missão promover o fortalecimento do segmento da autogestão em todo o território nacional, fomentando a excelência em gestão de saúde e a democratização do acesso a uma melhor qualidade de vida dos seus 5,5 milhões de beneficiários – que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar -, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de saúde do País. Atualmente, a entidade congrega cerca de 130 operadoras de autogestão.

Mais informações
Marina Miranda – [email protected] | (61) 9961 9167
Núbia Tavares – [email protected] | (11) 97506 0828 (11) 3459 2938

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde