UNIDAS Informa

20 de outubro de 2016 - nº 895


Governança corporativa, modelo assistencial e relacionamento
com a imprensa  são principais temas do 54º ENSE

Dados da Pesquisa UNIDAS 2016 são lançados durante o encontro



Superintendentes da UNIDAS se reúnem em Pernambuco

O 54º Encontro Nacional com Superintendentes Estaduais (ENSE), realizado no dia 19 de outubro, no Sheraton Reserva do Paiva, em Pernambuco, debateu governança corporativa, relacionamento com a imprensa, novos modelos de remuneração e assuntos relacionados ao COPISS – Comitê de Padronização das Informações em Saúde. Além disso, foram apresentados os primeiros dados da Pesquisa UNIDAS 2016 e abordados assuntos administrativos. Os superintendentes tiveram participação expressiva nas discussões.

Cida Diogo e Aderval Paulo Filho reforçam a importância do debate

Na abertura, a diretora de integração da UNIDAS, Maria Aparecida Diogo Braga, agradeceu aos presentes e ressaltou que o momento atual do setor de saúde é grave e merece total atenção. “Se este cenário permanecer por mais cinco ou seis anos, haverá um colapso. Como as autogestões não têm fins lucrativos, é ainda mais preocupante. Precisamos alinhar ações para enfrentar esse momento”, afirmou a diretora.

O presidente da entidade, Aderval Paulo Filho, destacou as principais ações que vêm sendo realizadas junto ao governo, ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), solicitando, entre outros pleitos, a flexibilização das margens de solvência. Aderval lembrou as reuniões realizadas com o ministro da saúde, Ricardo Barros, e com o presidente da ANS, José Carlos Abrahão, para reivindicar mudanças importantes para as operadoras de autogestão. “Teremos uma reunião com a diretoria colegiada da ANS para discutir, especificamente, as questões das autogestões”, ressaltou o presidente.

Tanto o presidente quanto a diretora de integração destacaram o projeto UNIDAS Itinerante, iniciativa criada para apresentar as ações que a entidade está desenvolvendo em prol do fortalecimento do segmento e identificar necessidades de cada região. 

De acordo com o presidente, é preciso falar a mesma linguagem em todo o Brasil. Por isso, ele sugeriu um único jornal da UNIDAS, bimestral, com espaço para todas as superintendências, ideia aprovada pelos participantes. Além disso, Aderval anunciou a criação de uma revista jurídica das autogestões e a criação da Comissão de Tecnologia de Informação das Autogestões.

Para finalizar a primeira parte do evento, Cida Diogo comentou da necessidade de aproximação com parlamentares nos Estados, para pleitear mudanças para as autogestões, com o objetivo de modificar a vida financeira das operadoras.

 

Governança corporativa


Suassuna faz palestra sobre governança corporativa 

Bruno Suassuna, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ministrou palestra sobre governança corporativa. 

Segundo ele, o sistema tem como princípios norteadores: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Na oportunidade, ele esclareceu diversas dúvidas dos superintendentes e explicou sobre estruturas, órgãos, instrumentos e regras que permeiam a execução da governança corporativa. 

Suassuna é advogado, pós-graduado pela UFPE em Direito Empresarial, pós-graduado pela FGV em Direito Empresarial, possui extensão em governança corporativa pelo Insper e pelo IBGC, é coordenador do IBGC em Pernambuco e presta assessoria aos conselhos das organizações na implantação da governança corporativa. 


Regimento de cursos


EAD é a nova aposta da diretoria de treinamento da UNIDAS

Adriana Dias, diretora de treinamento e desenvolvimento abordou, brevemente, questões relacionadas ao regulamento de cursos e, em decisão conjunta com os superintendentes, deliberou pela criação de grupos regionais de trabalho e a implantação de cursos de EAD, para tentar criar vínculos entre os cursos da UNIDAS e das superintendências.

Pesquisa UNIDAS


De acordo com João Paulo, a pesquisa UNIDAS revela que quase
30% dos beneficiários das autogestões são idosos

O diretor-técnico da UNIDAS, João Paulo dos Reis Neto, apresentou alguns dados da nova pesquisa UNIDAS 2016, que este ano contou com um método diferente de coleta de dados e com informações ainda mais apuradas e precisas. Participaram desta pesquisa 58 filiadas, que reúnem mais de 3 milhões de beneficiários. A pesquisa é um indicador importante para as operadoras otimizarem suas ações, ao entender melhor os hábitos dos beneficiários, procedimentos adotados por médicos e prestadores de serviços, informações do segmento e comparações com outras operadoras.

 COPISS e Modelo Assistencial

Henio Braga (à esquerda) aborda modelos assistenciais
e Anderson Mendes fala sobre as novidades do COPISS

Anderson Mendes (à direita na foto), representante da UNIDAS no COPISS, apresentou aos superintendentes as principais novidades anunciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em relação ao TISS, e esclareceu dúvidas dos superintendentes.

Henio Braga Junior (à esquerda na imagem), coordenador da Comissão Negocial da UNIDAS, afirmou que é preciso criar alternativas de enfrentamento para a crise atual. "A UNIDAS precisa ser uma mobilizadora importante para viabilizar estratégias de mudança de modelos assistencial e de remuneração", disse. 

A diretora de integração enfatizou a necessidade de as operadoras de saúde avançarem na perspectiva de trabalhar coletivamente. "Temos uma proposta objetiva: agendar uma reunião do grupo de trabalho com dois superintendentes por região, acompanhados do diretor técnico e da diretora de integração, para iniciar 2017 com ações mais definidas e planejadas, além de realizar, até o fim do ano, uma videoconferência para sensibilizar todos os diretores das superintendências", ressaltou Cida Diogo.

Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia


Assessoras de imprensa da UNIDAS realizam treinamento para os superintendentes

As jornalistas e sócias da agência Join+Us (assessoria de Comunicação da UNIDAS) Marina Miranda e Núbia Tavares fizeram uma palestra sobre o funcionamento da imprensa, a importância do relacionamento com o jornalista e da relevância da comunicação corporativa como meio de para repassar as mensagens-chave da empresa e de construir e fortalecer a reputação de uma instituição.

 

Orçamento 2017


André Corrocher e Jone Oliveira abordam assuntos administrativos

O diretor administrativo-financeiro da UNIDAS, André Lourenço Corrocher, e o gerente administrativo-financeiro da entidade, Jone Oliveira, apresentaram a proposta orçamentária para o ano de 2017 e abordaram assuntos administrativos. 

Ao finalizar os trabalhos, a diretora Cida Diogo agradeceu os participantes e os convidou a participar do 19º Congresso UNIDAS.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde