UNIDAS Informa

28 de setembro de 2017 - nº 1.051


I Seminário da UNIDAS-RJ debate modelos de remuneração
dos serviços hospitalares

Evento reuniu mais de 130 pessoas e contou com palestras de especialistas 

Especialistas debatem modelos de remuneração

Modelos de remuneração dos serviços hospitalares foi o tema do I Seminário UNIDAS-RJ, realizado neste mês, na capital carioca, com a participação de Ana Paula Cavalcante, gerente executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (DIDES/ANS). Mais de 130 pessoas participaram do evento. 

O gerente geral do Centro de Serviços Administrativos dos Serviços Compartilhados, José Roberto Saraiva Monteiro, deu as boas-vindas em nome da Petrobras e destacou a relevância do tema para a gestão financeira e a sustentabilidade das operadoras de saúde. 

Os trabalhos foram abertos pelo diretor de integração da UNIDAS Nacional e gerente executivo da Gerência de Negociação da Cassi Sede, Anderson Mendes, e pelo superintendente da UNIDAS-RJ e gerente de relacionamento com o mercado da Cassi-RJ, Júlio César de Souza, que destacaram a importância do encontro para discussão de alternativas para gestão de recursos e qualidade assistencial.

O diretor de integração da UNIDAS Nacional, Anderson Mendes, mediou os debates das palestras:

  • “ANS – Novas Formas de Remuneração”, apresentada pela diretora Ana Paula Silva Cavalcante;
  • “Aspectos teóricos e acadêmicos dos modelos de pagamentos de despesas hospitalares”, ministrada pela médica e professora adjunta do Instituto de Medicina Social /UFRJ, Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, doutora em Saúde Coletiva pelo IECS/UERJ;
  • “Remuneração dos serviços hospitalares – como estamos”, realizada pelo superintendente Júlio César de Souza, mestre em administração dos serviços de saúde;
  • “Procedimentos gerenciados”, apresentada por Henio Braga Júnior, gerente executivo da Gerência de Planos de Saúde da Cassi Sede, psicólogo e especialista em gestão estratégica;
  • “Transformando o modelo de saúde - DRG: remuneração com base em resultados”, cujo palestrante foi o médico Renato Couto, professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG, e diretor do IAG Saúde.

Da esquerda para a direita: Cidea Labrujó, Ana Paula Cavalcante, Henio Braga Júnior, Júlio Cesar de Souza, Prof. Dra. Maria de Fátima Andreazzi, Anderson Mendes, Prof. Dr. Renato  Couto, Andrea Perrelli, Antonio Medina, Deborah Rocha, Dr. Marcelo Frota, Renato Trezena eValéria Vidal

Entre os objetivos do encontro, destacam-se a busca de alternativas e mecanismos de controle de custos; auxílio nos processos de avaliação de parcerias, baseadas na confiança e qualidade de serviços prestados; apresentação do modelo atual  das operadoras de autogestão no Rio de Janeiro com foco nas formas de faturamento utilizadas; aprofundamento das discussões sobre os modelos de remuneração, por meio do DRG, capitation, fee for service, pagamento por performance e pagamentos por pacotes, além de discutir com os participantes formas de análises de indicativos e relatórios gerenciais.


O evento contou com a participação de dirigentes, gestores, auditores, médicos, enfermeiros e  colaboradores das áreas de gestão, faturamento, assistência  e regulação das operadoras de autogestão de 20 filiadas Amafrerj, Assefaz, Bacen, Cac, Capesesp, Cassi, Caurj, Correios, Eletros, Embratel, Fapes, Fiosaúde, Frg, Geap, Pasa, Petrobras, Petrobras Distribuidora, Plan-Cnen, Saúde Caixa e Unafisco, além de um representante da Abramge.


Acesse o conteúdo das palestras:

Aspectos teóricos e acadêmicos dos modelos de pagamentos de despesas hospitalares

Modelos de Remuneração – Perspectiva ANS

Procedimentos gerenciados

Remuneração dos serviços hospitalares – como estamos

Transformando o modelo de saúde - DRG: remuneração com base em resultados


UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde