UNIDAS Informa

4 de março de 2016 - nº 780

Representações de servidores se reúnem com ANS
para defender as autogestões 

 

Integrantes de entidades que representam servidores públicos federais foram recebidos nesta quarta-feira (2) pelo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão. A agenda foi convocada pela Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).

Os representantes do movimento sindical questionaram a exigência de constituição de reservas financeiras por parte das autogestões nos mesmos termos das operadoras de mercado. Citando como exemplo a Geap Autogestão em Saúde, os dirigentes sindicais explicaram que a exigência compromete severamente os planos de saúde sem fins lucrativos. Além disso, a prática de multas caso as metas exigidas pela ANS não sejam atingidas, onera ainda mais o caixa das operadoras de autogestão, que não têm os mesmos recursos que um plano de mercado.

A Fenadados foi representada na reunião pelos diretores Celio Stemback e Socorro Lago. Já a CNTSS teve as presenças do presidente Sandro Alex e dos filiados Ricardo Luiz Dias Mendonça e Maria das Graças de Oliveira. Participaram ainda da reunião Leonardo Alexandre Silveira Barbosa, presidente da Associação Nacional dos Empregados da Geap (Anesg), Luiz Carlos Corrêa Braga, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), e Roberto Ricardo Machado, da Associação  dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev).

A convite do movimento sindical ainda esteve presente o presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS), Luís Carlos Saraiva Neves.

Fonte: Ascom/Geap

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde