|
Simpósio organizado pela UNIDAS-AM debate atenção domiciliar e os benefícios da desospitalização
Evento reuniu quase 80 pessoas e foi realizado em parceria com Hospital Domiciliar do Brasil

Simpósio trouxe debates enriquecedores às filiadas
Pela primeira vez, as filiadas da UNIDAS-AM participaram de um simpósio para debater atenção domiciliar e os benefícios da desospitalização. O evento foi realizado em parceria com o Hospital Domiciliar do Brasil (grupo Bringel), na cidade de Manaus.

Palestrante abordou benefícios da desospitalização
De acordo com o palestrante Luís Cláudio Marrochi, médico, diretor Saúde Care - Atenção Domiciliar, presidente do Nead e chefe de clínica adjunto na Santa Casa de Misericórdia, a assistência à saúde é algo complexo e necessita de total integração entre os públicos estratégicos. “O acesso e a integralidade do cuidado, bem como a sustentabilidade do setor, dependem da integração entre estes gestores. Há uma necessidade de coordenação de cuidados desde a atenção primária até uma hospitalização e, por fim, a apropriada desospitalização”, explicou.
“Este tipo de discussão permite que nos atualizemos, acompanhando a tendência do mercado em auditoria. Para nós, que não seguimos as normativas da ANS, o encontro é ainda mais válido, já que permite uma proximidade maior com operadoras de saúde, possibilitando melhorar a assistência à saúde de nossos militares”, disse a tenente Ketty Lima, enfermeira auditora do Hospital de Aeronáutica de Manaus.

Palestrantes trocam experiências durante o evento
Além dela, Naira Castro, assistente social da Geap, afirmou que é preciso falar mais sobre prevenção e desospitalização, “os cuidados domiciliares dependem principalmente da família e do cuidador principal. Vamos nos aprofundar nessas temáticas”, completou.
O público foi composto por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas, administrativos, diretores e gestores de operadora.
Participaram representantes das filiadas Affeam Saúde, Assefaz, Capesesp, Casf, Cassi, Geap, Infraero, Plan-Assiste e Postal Saúde, além de membros das empresas Clínica Amazoncor, Clínica Sensumed, Hospital Santa Júlia, Sagrat Cor e Unimed Manaus, além de profissionais da Aeronáutica, da Marinha e algumas instituições públicas.
|