UNIDAS Informa

13 de abril de 2016 - nº 794

 

UNIDAS apresenta perfil das autogestões
em saúde aos gestores da Geap 

Foto: Geap

João Paulo apresenta dados da Pequisa UNIDAS a gestores da Geap
João Paulo Reis Neto apresenta dados da última edição da Pesquisa UNIDAS

Na manhã desta quarta-feira (13/4), os gestores da Geap conheceram os dados da Pesquisa UNIDAS 2015, que traz um perfil detalhado das autogestões em saúde que atuam no Brasil. O estudo foi apresentado pelo diretor técnico da entidade, João Paulo dos Reis Neto, durante o Encontro Nacional de Gestores da Geap, que acontece em Brasília (DF).  

“Esse estudo anual tornou-se referência para identificar as tendências do mercado e auxiliar a tomada de decisões”, disse o diretor técnico.

Segundo João Paulo Reis, na gestão do setor saúde é indispensável utilizar, como apoio ao planejamento e às deliberações, parâmetros e indicadores que reflitam a realidade das condições dos beneficiários, o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde. “Os indicadores do segmento dependem de muitas variáveis e são complexos. Por isso, temos que ser criteriosos e tomar cuidado para não errar ao estabelecer metas”, explicou. 

A publicação mostra que, apesar da sinistralidade ter um comportamento estável, os custos dos serviços de saúde têm apresentado evolução crescente, superior aos índices de inflação geral. A variação do custo assistencial foi de 53,2%, de 2010 a 2014, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) variou 27,0%.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde