UNIDAS Informa

1º de abril de 2016 - nº 789

UNIDAS e entidades sindicais iniciam agenda em defesa das autogestões

Foto: Geap

Deputado Jorge Solla (ao centro) recebe representantes de sindicatos e das autogestões


Representantes da UNIDAS, de filiadas à entidade e do movimento sindical dos trabalhadores deram continuidade, nesta quarta-feira (30), à agenda conjunta de ações em defesa das operadoras de autogestão. 

O grupo faz parte da comissão de autogestões em saúde e entidades sindicais, criada em fevereiro deste ano, cujo objetivo é organizar a defesa das autogestões junto às instituições dos Poderes Legislativo e  Executivo e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na agenda do dia, pela manhã, parte dos representantes reuniu-se com o deputado Jorge Solla (PT/BA), para oficializar o pedido da audiência pública com parlamentares na Câmara dos Deputados, visando debater a sustentabilidade do setor e os grandes desafios da conjuntura da saúde suplementar para as autogestões. 


Na oportunidade, a comissão solicitou ao deputado apoio na interlocução com os ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Saúde, para que estes defendam junto à ANS a necessidade de um tratamento adequado às operadoras de saúde sem fins lucrativos. Quanto à audiência pública, o parlamentar reafirmou seu compromisso e informou já ter dado o encaminhamento interno necessário, aguardando apenas a composição das comissões para definir uma data.


Luís Saraiva, presidente da UNIDAS, e representantes do movimento sindical alinham estratégias em defesa das autogestões

Na parte da tarde, o grupo discutiu outras estratégias em defesa das operadoras sem fins lucrativos. Ficou decidido que, após a oficialização da audiência pública, será realizado um novo encontro com o movimento sindical, para alinhar o posicionamento das autogestões e levar aos parlamentares as necessidades do segmento. 

 

Saiba quem são os representantes das operadoras de planos de saúde e entidades sindicais que integram a comissão em defesa das autogestões: Cida Diogo, diretora de integração da UNIDAS; Miraci Astun, assessora Institucional da Geap; Maria Lícia, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep/DF); Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); Vera Lúcia, assessora da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Artur Cardoso, diretor da Condsef/DF e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Rio de Janeiro (Sindsep/RJ).

Fonte: Geap/ UNIDAS

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde