UNIDAS Informa

10 de maio de 2019 - nº 1.800

UNIDAS-ES promove Café com Informação para debater Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Brasil

No dia 25 de abril, a UNIDAS-ES realizou, em parceria com a Zambon, uma edição do Café com Informação para debater um tema polêmico: Obesidade e Cirurgia Bariátrica, abordando quais são os impactos para a saúde suplementar. O evento, que aconteceu no auditório da filiada CASSI, contou com a participação de gestores e médicos ligados a autogestões e operadoras de mercado, totalizando 33 participantes. A abertura do café foi realizada pelo Jairo Oliveira, Superintendente da UNIDAS-ES e gerente da Cassi.

Durante o evento, o médico Felipe José Koleski, que é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e possui título de qualificação na área de atuação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Associação Médica Brasileira, falou sobre a complexidade e multidisciplinaridade do tratamento da obesidade, que deve se basear na gravidade da doença e na presença de complicações associadas. Ainda assim, a cirurgia bariátrica é considerada a ferramenta mais eficaz para o controle e tratamento da obesidade grave. Para finalizar, o médico fez uma demonstração sobre as técnicas que podem ser realizadas e quais são as complicações de um pós-operatório tardio, além de falar sobre custos evitáveis ou redutíveis, evitando uma segunda cirurgia.

Em seguida, Vanessa Teich, que é Engenheira de produção e pós-graduada em Economia da Saúde e mestranda em Avaliações Econômicas em Saúde, além de consultora e professora do MBA em Gestão em Saúde do Insper/SP, abordou sobre o impacto econômico da obesidade e apresentou um estudo de caso na Prevenção de Cálculos Biliares pós Cirurgia Bariátrica, trazendo dados de custos, análises de custo-efetividade, além de dados da Pesquisa UNIDAS.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde