UNIDAS Informa

17 de abril de 2017 - nº 955


UNIDAS-GO participa de sessão plenária no Cremego para debater prática médica e prescrição de OPMEs e medicamentos


Representantes da diretoria e das filiadas da UNIDAS-GO participaram de sessão plenária no Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás), em março, para debater prática médica e prescrição de órteses, próteses, materiais especiais (OPMEs) e medicamentos.

Além de Wellington Araújo de Lima (superintendente da UNIDAS-GO e representante da Affego), também integraram a mesa de discussão médicos, diretores e conselheiros do Cremego, representantes do setor hospitalar, de sociedades de especialidades médicas, da Unimed Goiânia, e do Ipasgo.

span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Arial',sans-serif;">“A diretoria da UNIDAS-GO e suas filiadas apoiam totalmente a ação do Cremesgo. Apresentamos o tema para a diretoria nacional da UNIDAS no último encontro de superintendentes, realizado no início de abril. A resolução do Conselho tem nosso apoio irrestrito, e destaque em âmbito nacional”, destacou o superintendente Wellington Lima.o:p>

Participaram, ainda, Berto Carlos Ribeiro (vice-superintendente e representante da Saúe Caixa), Andrea Cristiane Borb (diretora da técnica e representante da Cassi), Rita de Cássia Borges Oliveira (gerente de negociação e relacionamento com clientes da CASSI) e Márcia Ferreira Matos (gerente de unidade de Cassi). 

O debate foi baseado na aplicação da Resolução Cremego número 98/2016, que estabelece critérios norteadores da relação entre médicos e as indústrias de OPME e medicamentos. 

Em vigor desde 16 de dezembro do ano passado, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado, a resolução veda ao médico prescrever medicamentos, órteses, próteses e materiais, bem como utilizar métodos diagnósticos baseados em recompensas, como recebimento de gratificações ou pagamentos de inscrições em eventos e viagens, ou qualquer outra forma de vantagem. A norma também corresponsabiliza os diretores técnicos e clínicos dos hospitais quanto à normatização dos fluxos da correta utilização desses materiais especiais. 

Saiba mais aqui.

Fonte: Cremego

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde