UNIDAS Informa

11 de fevereiro de 2014 - nº 640

 

UNIDAS participa de debate na IT Mídia

Marcos Anacleto, diretor de Comunicação da UNIDAS e superintendente de Operadora de Saúde e Marketing do Sepaco participou do Saúde Business Debate, promovido pela IT Mídia. O evento foi realizado no dia 6 de fevereiro, em São Paulo.
 
Com o tema Atenção domiciliar: um modelo em transformação, o objetivo do encontro foi criar entre os players do mercado uma discussão sobre o rumo do home care brasileiro. Mediadora do debate, a jornalista Verena Souza dividiu atenção domiciliar entre internação e assistência. Um dos principais pontos debatidos foi a indicação do tratamento, em ambos os casos.
 
Para o diretor de Comunicação da UNIDAS, é fundamental que a indicação seja clara e que tenha os fatores sociais e técnicos atendidos. “É necessária uma avaliação técnica e criteriosa, feita de forma esclarecedora para a família. Os familiares têm de entender a abrangência e as limitações de um home care”, afirmou.
 
Anacleto ressaltou que os planos terapêuticos precisam de acompanhamento constante e, para isso, é essencial o trabalho conjunto entre família, operadora e empresa de home care. “O benefício de uma assistência domiciliar é muito grande e, nos casos em que há indicação, tem que ser concedido independentemente de regulamentação”, completou.
 
Em relação às liminares judiciais, o diretor de Comunicação explicou a impossibilidade de eliminá-las, mas acredita ser possível minimizá-las, pensando tanto pelo lado financeiro quanto pelo assistencial, adotando alguns passos.
 
Segundo ele, as medidas são escolher de uma empresa de home care adequada e efetivamente parceira; indicação clara do caso; avaliação técnica e esclarecimento da família, e o acompanhamento adequado. “O importante é que o atendimento seja focado neste contexto, com equipe multidisciplinar atuante, operadora com uma preocupação maior do que somente a parte econômica e familiares conscientes da coberta domiciliar”, finalizou.
 
Além de Anacleto, foram debatedores Ari Bolonhesi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço de Atenção Domiciliar à Saúde; Marcelo Chanes, coordenador-geral do curso de enfermagem do Centro Universitário São Camilo e consultor em gestão e saúde pela Nova Consultoria; Luiz Roberto Ramos, professor titular de medicina preventiva pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp, e Ana Elisa Siqueira, presidente do Grupo Santa Celina.
 
Clique aqui e confira a íntegra do debate.

 

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde