UNIDAS Informa

6 de agosto de 2018 - nº 1.138


UNIDAS realiza primeiro curso de capacitação e certificação em ouvidoria

Primeira turma do curso de capacitação e certificação de
ouvidoria 
da UNIDAS

Nos dias 1º e 2 de agosto, a UNIDAS recebeu a primeira turma do curso de capacitação e certificação em ouvidoria, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO). O curso foi idealizado pela Comissão de Ouvidores das Autogestões em Saúde.

O objetivo da capacitação foi certificar ouvidores de operadoras de saúde quanto a questões prático-teóricas e legais inerentes ao exercício da profissão, levando em consideração as complexidades e peculiaridades do segmento.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho, pelos diretores Fernando Zingano (comunicação) e Leonardo Trench (treinamento e desenvolvimento) e pela coordenadora da comissão, Michelle Campanella, além do ex-presidente da ABO, Edson Luiz Vismona.

“Essa é mais uma conquista para o nosso segmento. A iniciativa une o corpo docente e a chancela da ABO à credibilidade e experiência da UNIDAS, para certificar profissionais da área e fazer com que eles se mantenham sempre atualizados”, destacou o presidente da UNIDAS. Aderval registrou um agradecimento especial ao diretor-tesoureiro da ABO, Mário Sérgio Mendes Cardoso, que, desde o início das tratativas, se empenhou para viabilizar a parceria.

Os 30 participantes assistiram às palestras: ouvidoria e saúde na era do cliente, ministrada por Edson Vismona (presidente-executivo do ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial); a ouvidoria como instrumento na mediação de conflitos, realizada por Adriana Alvim (especialista em desenvolvimento e gestão para universidades públicas e ouvidoria pública e privada no Brasil); excelência no atendimento ao cliente externo, ministrada por Maria Inês Dolci (especialista em defesa do consumidor); ética, bioética e compliance, feita por Elisabete Masini (consultora e especialista em linguística); implementação e gestão das ouvidorias de saúde suplementar e casos práticos, ministrada Maria Stella Gregori (diretora do Instituto de Política de Direito do Consumidor); o papel da ouvidoria na prevenção da judicialização e redução de NIPs, realizada por Sidney Regozoni Junior (especialista em direito regulatório), e o ouvidoria como ferramenta de gestão, prova e encerramento, ministrada por Cláudio Carvalho (especialista em gestão estratégica de empresas, gestão e planejamento de projetos sociais e gestão socioambiental).

Ao final, foi aplicada uma prova e somente os participantes que acertaram 75?s questões receberam o certificado do curso, conforme critérios estabelecidos pela ABO.

Clique aqui e acesse as fotos do curso.

Encontro

Para encerrar a capacitação com chave de ouro, a UNIDAS realizou, no dia 3 de agosto, o 5º Encontro de Ouvidores das Autogestões. Na oportunidade, os participantes  trocaram experiências e debateram assuntos de interesse, para qualificar os serviços prestados, bem como fortalecer o seguimento de ouvidoria.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde