UNIDAS-RJ realiza II Fórum de Atenção Domiciliar
Entendendo que a construção de possibilidades na assistência passa, principalmente, pela discussão coletiva e pela capacitação e desenvolvimento das equipes, a Superintendência do Rio de Janeiro, tem atuado na promoção de discussões de temas relevantes à nova forma de gestão da saúde suplementar.
Com este propósito, promoveu na manhã do dia 3 de outubro de 2019, o II Fórum de Atenção Domiciliar da UNIDAS-RJ, que teve como principal objetivo, discutir as práticas voltadas para a atenção domiciliar na saúde suplementar, integrando temas diversos e abrangentes como: cuidados paliativos, tecnologias usadas nos tratamentos de lesões, possibilidades de remuneração adotadas pelos prestadores de serviços e o modelo adotado pela PETROBRAS.
O evento contou com a participação de 69 Representantes de 19 Operadoras Filiadas à UNIDAS-RJ: AMAFRERJ, ASSEFAZ, BACEN, CAMPERJ, CAPESESP, CASSI, CAURJ, CEDAE SAÚDE, ELETROS SAÚDE, FIOSAÚDE, FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA, GEAP, IPALERJ,PASA,PETROBRAS, PETROBRAS-BR, PROASA, SAÚDE CAIXA E UNAFISCO.
“O Manejo do Paciente Oncológico no Ambiente Familiar”, foi apresentado pela Dra. Patricia Cristina dos Santos Ferreira, que demonstrou a importância do cuidado paliativo, com especial aprofundamento da assistência oferecida aos pacientes oncológicos em ambiente domiciliar. A médica, Diretora da empresa Quality Life, expôs o arcabouço conceitual que embasa este ramo específico do cuidado, destacando o potencial que este processo tem de evitar as hospitalizações desnecessárias e de qualificar a assistência.
“Novas Abordagens do Tratamento de Lesões por Pressão”, foi a palestra proferida por Patricia Mendes, Estomatoterapeuta da Quality Life, que apresentou as várias formas de abordagem das lesões de pressão e demonstrou a efetividade dos tratamentos e das distintas tecnologias disponíveis, na realização de curativos no atendimento em domicílio, o que enriqueceu o evento.
Jefferson Rafael Granez, CEO da Axx Care, trouxe a “Internação Domiciliar - Mudança de Paradigma e Qualificação da Assistência através de Novos Modelos, um panorama dos modelos de remuneração voltados para a atenção domiciliar”, apontando caminhos para a mudança de paradigmas. Jefferson sugeriu modelos mais qualificados, voltados para um cuidado mais global e sustentável adequado às necessidades de operadoras e de prestadores de serviço.
Fechando a discussão, a Enfa. Djynnana Avena, atual responsável pela organização, em nível nacional, do programa de atenção domiciliar (PAD) da Petrobras-AMS, apresentou o modelo praticado pela autogestão. A profissional destacou a importância da visita de auditoria presencial, e a mediação feita pela Petrobras-AMS, entendendo que tais práticas tem contribuído com a redução dos casos de judicialização, além de qualificar a relação estabelecida entre os atores sociais envolvidos no processo: beneficiários, serviços de atenção domiciliar e as OPS.
Jefferson Granez, Diretor Executivo da Axxcare, Dra. Patrícia Ferreira, Geriatra- Diretora da Quality Life, o Superintendente da UNIDAS-RJ, Júlio César Souza, A Enfª Djynnana da Petrobras-AMS e Patrícia Mendes, Enfermeira estomaterapeuta da Quality Life.
|