UNIDAS Informa

10 de julho de 2017 - nº 1.007


UNIDAS-SC realiza 1º Seminário de Gestão Estratégica em Saúde

Evento contou com a participação de representantes de operadoras,
hospitais e clínicas, que dialogaram sobre práticas do setor de saúde

                                                                        Texto e fotos: UNIDAS-SC

Diretoria UNIDAS-SC abre os trabalhos
do Seminário de Gestão Estratégica em Saúde

A UNIDAS-SC, em parceria com a UNIDAS Nacional, e as empresas Qualirede, Impacto Médica e CMO Produtos Ortopédicos, realizou na última quinta-feira (6) o 1º Seminário de Gestão Estratégica em Saúde, no auditório do HEMOSC, em Florianópolis. 

A parte da manhã contou com o projeto UNIDAS Itinerante, evento reservado às filiadas, que abordou as ações que vêm sendo realizadas pela entidade, últimas resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), judicialização da saúde e temas tributários relacionados a taxas, contribuições previdenciárias e ISS.

 

Presidente da UNIDAS apresenta principais trabalhos
e prioridades da entidade

O presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho, contextualizou as ações voltadas para as dificuldades enfrentadas pelas autogestões, diante do cenário atual da saúde suplementar.

 

 José Toro comenta sobre grupos de trabalho
e as últimas resoluções da ANS
 

O consultor jurídico da UNIDAS, José Luiz Toro da Silva, apresentou o resultado dos debates realizados em grupos de trabalho junto à ANS, nos quais há representantes das autogestões. Além disso, abordou as principais resoluções normativas (RN) publicadas pela Agência, tratando de  assuntos como reajuste, fator de qualidade, empoderamento do consumidor e disciplinamento das juntas médicas.

 

Welington Paulo e Mauricio Miot falam do pagamento do ISS

Os consultores tributários Welington Luiz Paulo e Mauricio Tesseroli Miot comentaram sobre o panorama fiscal existente e os processos relacionados à cobrança do ISS, apresentando indícios da não retenção deste imposto pelas operadoras de autogestão na relação com seus beneficiários, uma vez que não possuem fins lucrativos.

Na parte da tarde, o seminário foi aberto ao público em geral, tendo participantes de operadoras, hospitais e clínicas do Estado de Santa Catarina. Foram explorados os temas: acreditação hospitalar, faturamento de contas médicas, contratualização da rede de prestadores, novas formas de remuneração e gestão de OPME. 

 

Lucia Helena Mendes explica  principais características
e benefícios do UNIPLUS

Lucia Helena da Silva Mendes apresentou o UNIPLUS aos participantes, programa de avaliação da qualidade e do desempenho dos prestadores de serviços de saúde, que atende às especificações das RNs 405/2016 e 421/2017 da ANS.

 

Josiane Justus apresenta o conceito de auditoria em saúde

Contextualizando os cenários encontrados em um processo de faturamento de contas médicas, Josiane Justus (diretora operacional da Impacto Auditoria em Saúde) indicou os principais aspectos a serem analisados neste processo e, principalmente, a importância da cooperação entre operadoras e prestadores de serviços para a realização de um faturamento correto e justo.  

Na sequência, José Luiz Toro explicou detalhes sobre a Lei 13.003/2014, que trata do relacionamento entre operadora e prestadores de serviços, e das resoluções posteriores a ela, como a RN 363/2014, que trata das regras de celebração do contrato e seu reajuste, e a RN 365/2015, que dispõe sobre a substituição de prestadores de serviços não hospitalares.

 

Andréa Drumond relaciona segurança do paciente
às novas formas de remuneração

Após enfatizar a necessidade de atenção no cuidado com o paciente, Andréa Drumond (educadora de projetos e avaliação da JCI e gerente de unidade da CASSI) explicou os principais métodos de remuneração existentes, entre eles, procedimento gerencial, diária global, pagamento por performance e fee for value, sendo que os dois últimos buscam aliar, de uma melhor forma, a remuneração à qualidade dos serviços prestados. 

 

Débora de Oliveira levanta a importância do questionamento
para mudança dos cenários encontrados no mercado de OPME

Débora de Oliveira, consultora e assessora técnica em Auditoria, OPME e ATS da Qualirede, ressaltou a importância da parceria entre as operadoras e os prestadores de serviços, visando uma transparência nas ações desenvolvidas. Ela Demonstrou, por meio de gráficos e tabelas, a diferenciação dos preços encontrados e suas justificativas, levantando, por fim, a necessidade de tratar todos os casos com atenção e buscar falar a mesma linguagem por meio da realização de questionamentos. 

 

Representantes da CMO apresentam  procedimentos médicos
que necessitam de OPME

Kamila Mukai, Leivy Estevo e Tiago Rocha, da CMO Produtos Ortopédicos, apresentaram cases de sucesso relacionados a materiais especiais, e esclareceram para quais casos cada tipo de OPME deve ser indicado. 

 

Diretoria da UNIDAS-SC presenteia o presidente da UNIDAS

Ao final, o presidente Aderval Filho e a diretoria da UNIDAS-SC, composta por Karina Hoffmann (superintendente), Leila Costa (diretora administrativo-financeira), Joice Stopassoli (diretora técnica e de integração) e Roberto Paredes (diretor de comunicação), encerraram os trabalhos e convidaram o público a participar do encerramento.

 

Participantes confraternizam em coquetel de encerramento 

O evento contou com a participação de 70 pessoas, reunindo operadoras de autogestão filiadas à UNIDAS, além de hospitais e clínicas estratégicos da região, sendo avaliado positivamente por todos.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde