UNIDAS Informa

30 de setembro de 2019 - nº 1.326

Presidente da UNIDAS participa do 2º Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O presidente da UNIDAS, Anderson Mendes, participou, nesta terça-feira (24), do 2º Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar. Anderson foi um dos convidados do painel que discutiu sobre a jornada de saúde baseado em valor, usando como case a transição do sistema de Porto Rico. O evento, que aconteceu em São Paulo, teve como tema central “O Papel das Empresas Contratantes de Planos de Saúde na Transformação do Sistema de Saúde”.

Durante o painel, que foi mediado pela jornalista Thais Herédia, o presidente falou sobre a importância de pensar em um modelo disruptivo para que o setor seja mais sustentável, colaborativo e inclusivo. “Nós ainda temos um mindnset pouco colaborativo, ainda vemos cada um tentando fazer a sua solução isolada e pouco compartilhamento para que a gente consiga, de fato, fazer uma mudança setorial, uma mudança de sistema. Nós precisamos pensar em um modelo disruptivo, esse é o grande desafio”.

Anderson também falou sobre a importância de pensar o sistema como um todo. “Se alguém implanta um modelo de Atenção Primária à Saúde, por exemplo, isso não deveria ser compartilhado com todos os atores locais? Não podemos pensar contrato a contrato, temos que pensar como um todo. Se trabalharmos melhor, em conjunto, todos ganham”.

Questionado sobre quem teria que abrir mão ou perder algo para entrar em um sistema colaborativo, o presidente afirmou que todo mundo precisa perder um pouco agora para a melhoria do setor no futuro. “Nesse momento a gente precisa entender que todos vão perder, alguns mais, outros menos, seja receita, seja resultado, mas isso será necessário para uma acomodação do setor”.

“Hoje se busca muito o crescimento horizontal e maior resultado por mensalidades de cada indivíduo. Nós temos que reduzir essa contribuição individual e ganhar na contribuição de mais pessoas. Isso só será possível tornando o setor mais acessível, então, não vejo outra solução senão tornar o ambiente da saúde suplementar, que hoje é cada vez mais exclusivo, em um ambiente inclusivo”, afirmou Anderson Mendes.

O evento, que contou com a participação de diversos atores e representantes do setor, também abordou como a coalização de empresas contratantes de plano de saúde contribui na transformação do sistema de saúde; integração da informação como parte da operação do sistema de saúde; e liderança para a mudança: fator humano na mudança do sistema de saúde.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde