UNIDAS Informa

04 de outubro de 2019 - nº 1.327

UNIDAS-MG realiza evento para debater sobre retinopatia e diabetes

A UNIDAS-MG realizou, em parceria com a ADJ Diabetes do Brasil e com a ADI (Associação dos Diabéticos), um evento com o tema “Retinopatia – Para pessoas com diabetes tipo 1, tipo 2, gestantes e famílias”. A discussão se faz importante tanto do ponto de vista clínico, quanto do custo assistencial. O evento, que foi gratuito, aconteceu no dia 12 de setembro, na sede da UNIDAS em Belo Horizonte, e contou com a presença de 40 pessoas.

As discussões foram iniciadas por Camila Magalhães, que é endocrinologista e coordenadora do ambulatório de Diabetes Mellitus tipo 2 da Santa Casa de Misericórdia. A palestrante falou sobre o conceito, diagnóstico e prognóstico da doença, além de abordar sobre Diabetes tipo 1.

Na sequência, a especialista em retina, Teresa Kanadani, falou sobre problemas oftalmológicos consequentes do Diabetes Mellitus não tratado de forma adequada. Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem o trabalho da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil de Belo Horizonte), que faz um trabalho de conscientização do diabetes por meio de palestras e reuniões, além de orientações para portadores de diabetes. A entidade também trabalha para que os dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde) recebem o tratamento semelhante ao tratamento dos beneficiários da Saúde Suplementar.

Entre os participantes, estavam presentes a coordenadora de projetos da ADJ Diabetes do Brasil, Wanessa Pirolo; a presidente da Associação dos Diabéticos (ADI), Maria Aparecida Campos; além dos diretores da UNIDAS-MG: Reginaldo Augusto, diretor administrativo financeiro; Flávia Alves, diretora de comunicação; Maria Alice M. Chaves, diretora técnica; e David Nassif, diretor de treinamento e desenvolvimento. 

Também estiveram presentes representantes das entidades e filiadas: Abetta Saúde, ADI, Amagis, Capesesp, Cassi, Casu, Cemig Saúde, Copass Saúde, Fundação Libertas, Fundaffemg e PASA.

UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde