Plano de trabalho e orçamento para 2014 são aprovados por unanimidade

Os Planos de Trabalho e Orçamentário da UNIDAS para o ano de 2014 foram aprovados por unanimidade por representantes das filiadas da entidade, em Assembleia Geral realizada no dia 1º de dezembro, na cidade de Florianópolis (SC). Além disso, houve mudanças em duas diretorias, ocasionadas pela saída de um dos diretores.
Rodrigo de Andrade Vasconcelos deixou a Diretoria de Integração e uma nova eleição foi realizada. Alexandre Pires Carvalho Melo (Petrobras) foi escolhido para o cargo. Melo estava desde abril na Diretoria de Treinamento e Desenvolvimento (DTD). Com a modificação, Aníbal de Oliveira Valença (Unafisco Saúde) foi reeleito para a função. Ele havia sido diretor de treinamento na gestão passada e, atualmente, integrava o Conselho Deliberativo da UNIDAS.
A mesa da assembleia foi presidida por Aderval Paulo Filho, da Fundação Sanepar, e teve como secretário Orency Francisco da Silva, da Postal Saúde. Os fiscais foram André Corrocher, da Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações (ABET), Pedro Macedo L. Quinto, superintendente da UNIDAS-PB e analista de marketing da FUNASA Saúde, e Marcos Neles Anacleto, diretor da comunicação da UNIDAS e superintendente Comercial e de Marketing do Hospital Sepaco.
Trabalho estratégico
A presidente da UNIDAS, Denise Eloi, apresentou com objetividade o Plano de Trabalho da diretoria executiva para 2014. Ela traçou um histórico do mapa estratégico 2009-2015 e lembrou que todas as instâncias da governança participaram da construção deste planejamento, utilizando a metodologia BSC. A presidente ressaltou que os tópicos são revistos anualmente. “Fizemos o básico e agora vamos aperfeiçoar, pois a UNIDAS tem a função de fazer com que as informações corretas cheguem às filiadas”, afirmou.
De acordo com Denise, acompanhar e controlar o cumprimento das diretrizes estratégicas e dos parâmetros negociais aprovados é um dos principais interesses da diretoria nacional e do conselho da UNIDAS, para que seja cumprido o que está previsto no estatuto. Para isso, é necessário fortalecer ações de defesa de interesses estratégicos das autogestões, intensificando parcerias, especialmente com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a fim de estruturar política de incorporação de novas tecnologias e avaliar resultados.
"Definimos essas diretrizes para aprimorar a estrutura interna de suporte à gestão. Vamos aperfeiçoar a implementação da gestão de processo na UNIDAS. Especialmente nos últimos dois anos, foi feito um mapeamento de processo em toda a estrutura da entidade. A partir deste mapeamento, já ocorreram soluções mais ajustadas, inclusive, uma mudança do nosso sistema de gestão administrativa”, disse Denise.
A presidente acrescentou que a implantação desse sistema foi uma ação desenvolvida pela diretoria administrativo-financeira ao longo do ano que 2013. No próximo ano, ele deve ter melhorias e passar por atualizações. “Vamos também aprimorar e aplicar a avaliação de desempenho”, completou.
Segundo Denise, em 2014 a UNIDAS dará continuidade aos projetos de responsabilidade socioambiental iniciados em 2013, além de utilizar o site da entidade para apoiar campanhas de prevenção da saúde, incluindo iniciativas das filiadas. A presidente também ressaltou que as duas comissões criadas pela atual gestão, Comissões Nacionais de Negociação e de Saúde continuarão as discussões estratégicas para estruturar ações em defesa do segmento.
Denise lembrou, ainda, as importantes conquistas de 2013:
- No dia 18 de outubro foi publicada uma portaria, no Diário Oficial da União, que criou um grupo de trabalho para revisão das normas das autogestões. Já foi realizada uma reunião com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na qual os trabalhos foram iniciados;
- A participação em cadeira titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS);
- A UNIDAS conquistou titularidade na Comissão de Saúde Suplementar do e uma cadeira de suplência da Comissão da Farmacovigilância e Epidemiologia, ambas do CNS.
Para finalizar, a presidente Denise Eloi comentou sobre os projetos para 2014: a Pesquisa Nacional UNIDAS, o 5º Seminário de Gestão em Saúde, o 6º Fórum de Dirigentes e o 17º Congresso UNIDAS.
Plano orçamentário
“Tivemos uma discussão dentro da diretoria e dentro do conselho buscando a melhor alternativa de manutenção e estruturação da UNIDAS, para fazer face ao seu custeio, preservando principalmente a capacidade orçamentária de nossas filiadas”, disse o diretor administrativo-financeiro da UNIDAS, Cleudes Cerqueira de Freitas, ao iniciar a apresentação do projeto orçamentário para o ano de 2014.
O diretor administrativo-financeiro mostrou o reajuste para 2014 e traçou o panorama da UNIDAS, que hoje conta com 134 filiadas. São 94 de pequeno porte, somando 629 mil vidas; 33 médias operadoras, com 1,5 milhão de vidas, e 7 operadoras responsáveis por 2,6 milhões de beneficiários. “A estrutura atual da UNIDAS é bem parecida com a estrutura da ANS, com poucas operadoras de grande porte (acima de 100 mil vidas) e um número maior de operadoras inferior a 20 mil vidas”, concluiu.
Cleudes também pontou alguns projetos em andamento, incluindo a revisão de formato de apresentação de orçamento. Ao final, tanto o Plano de Trabalho quanto o Orçamentário foram aprovados por todos os participantes.
Eleição
Os representantes das filiadas ainda votaram para eleger dois diretores. A vaga na Diretoria de Integração foi preenchida por Alexandre Pires Carvalho Melo (Petrobras), que estava desde abril na Diretoria de Treinamento e Desenvolvimento (DTD). Com a mudança, Aníbal de Oliveira Valença (Unafisco Saúde) foi reeleito para o cargo. Ambos agradeceram a confiança na indicação e se comprometeram a lutar ainda mais por melhorias para as autogestões.
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